terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Mudança

Nunca pensei que mudar fosse tão trabalhoso. Nunca pensei que eu tivesse a capacidade de acumular tanta tralha! Só de lembrar, eu juro que já fico cansada!

Separar o que vai, o que não vai, o que vai na viagem, o que vai na mudança... Sim, nós trouxemos nossas coisas do Brasil. Móveis, panelas, tudo! Claro que só fizemos isso porque tal regalia estava inclusa no pacote da transferência e fora integralmente patrocinada pela "tia Ericsson" (não, não me perguntem o preço, porque eu não sei. A unica coisa que eu tenho certeza é que deve ser caro pra xuxu!)

Só pra situar você no tempo e no espaço. Nos mudamos no dia 13 de janeiro de 2012. Nossa mudança saiu nesse mesmo dia, pela manhã (embarcamos a noite), operei meu joelho direito no final de setembro (4 pinos, 1 placa, muita fisioterapia e 4 MESES DE BENGALA), Tato, meu filho mais velho, operou o apêndice no final de outubro, com direito a ficar uma semana no hospital, tirar passaporte, viajar pra Brasilia para tirar os vistos... Só esse monte de coisas.

Confesso que organizar uma mudança não é fácil. Imagina fazer isso se equilibrando primeiro em muletas e depois em uma bengala? Missão quase impossível! Graças a Deus minha mãe e minha tia me ajudaram a organizar tudo. Foram elas que fizeram praticamente todo o serviço pesado, dada a minha impossibilidade. 

Claro que só uma bengala não é o suficiente. Imagina você, em meio a organização dessa mudança ter que ficar DE BENGALA, uma semana no hospital acompanhando seu filho que fora operado. Imagina que isso tudo ocorreu a UMA SEMANA da sua viagem para Brasilia para dar entrada no processo de visto. Imagina que isso tudo aconteceu a UM MÊS E MEIO antes do seu embarque. Loucura?? Imagina!!!

Fora isso tínhamos mais um monte de coisas pra organizar. Vender carro, fazer procurações para nossos pais poderem nos representar no Brasil, fechar conta em banco, tirar um tanto de documentos, traduzir outro tanto desses, passar meus processos para outro profissional... Ufa! Pensei que não fossemos dar conta!

Dica importante para que for se aventurar como nós: DEIXAR ALGUM PARENTE COMO SEU PROCURADOR, CASO TENHA ALGUM BEM NO BRASIL, E NÃO ESQUECER DE FAZER CONTAR NA PROCURAÇÃO AUTORIZAÇÃO PARA TRANSAÇÃO DE DINHEIRO E REMESSA DE VALORES PARA O EXTERIOR. Essa procuração é feita no cartório de notas e sem essa especificação a transação de dinheiro via banco pode ser um tanto complicada.

Acabada a fase burocrática, restou-me apenas a parte da mudança propriamente dita, ou seja, A BAGUNÇA!

Meu apartamento virou um verdadeiro depósito! Caixas para todo lado. Milhões de coisas para serem doadas, outras milhares ainda para serem encaixotadas... Enfim, CAOS, define bem a situação.

Era estranho ver meu castelo ser simplesmente encaixotado. Minha vida estava toda em caixas pronta para atravessar o oceano de navio! E olha que eu nunca tinha viajado de navio. Seria justo minha vida ter esse privilégio antes de mim?

Confesso que por mais que sentimentos surgissem, ainda não tinha me caído a ficha de que estava me mudando de país. Que estava prestes a deixar tudo para trás. Que veria meus pais, família e amigos apenas uma vez por ano, se muito.

Nem com as muitas despedidas que eu tive, a ficha não caiu.

A ficha caiu mesmo, quando os caras da empresa responsável pela mudança chegaram e carregaram o contêiner. Meu apartamento ficou vazio. Meu mundo não estava mais lá. Fiquei sozinha e chorei. Chorei muito. Chorei de tristeza. Chorei de saudade antecipada. Chorei de medo. Simplesmente chorei.

Mas já não tinha muito o que fazer. O meu lindo castelo já estava num caminhão rumo ao porto e a princesa estava prestes a embarcar. E como boa princesa que sou, jamais me permitiria viajar com cara de acabada! Coloquei um sorriso no rosto e parti. Parti rumo ao aeroporto para mais uma aventura...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário