quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dani em: A Escuridão

Bättre tända ett ljus än förbanna mörkret / É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão - Ditado Sueco

Pois é queridos leitores, vamos falar dela: Da escuridão.

Eu já havia mencionado nos primeiros posts sobre o susto que eu tomei, ao chegar aqui e me deparar com céu escuro as 16:00. Pois é... se vivenciar a primeira vez é difícil, imaginem só como é se acostumar com isso.

Logo nos primeiros dias percebi que não era só o dia que acabava mais cedo, a noite também custava a acabar!

A Suécia está muito próxima do Círculo Polar Ártico, por isso, a partir da segunda metade do outono até o início do inverno a quantidade de luz solar emitida diariamente vai sendo reduzida gradativamente, até o solstício de inverno, que é o dia do ano com a menor quantidade de luz. Na prática, posso dizer que é horrível se adaptar e conviver com essa escuridão  O sol começa a nascer às 8 da manhã e começa a se por mais ou menos às 15 horas. Às 16:30 já estamos numa escuridão total.

Ai começam as trapalhadas... Já acordei as 8 da manhã, atrasada claro, pensando que ainda eram 6. Já comecei a fazer o jantar as 15:30, num desespero tamanho achando que já eram mais de 19hs. Já briguei com os meninos as 19hs pra que eles fossem pra cama, achando que já passavam das 22hs... Enfim... eu já quase não sou atrapalhada, agora sem conseguir distinguir o dia da noite então... Confesso que os primeiros dias foram bem caóticos. Me perdia no tempo e no espaço direto! Então tive que apelar. Usava despertador pra tudo! Pra acordar, pra fazer almoço, buscar as crianças na escola, banho, fazer jantar, dormir, TUDO! Era um saco! Mas fazer o que? era o único jeito eficaz de AMENIZAR as minhas perdidas de hora e atrasos sem fim. Aqui, o povo é muito pontual... Está ai mais uma coisa com a qual eu tenho que me adaptar... 

Meu relógio biológico, nos primeiros dias se recusou terminantemente a aceitar esse papo de escuridão. Mais ou menos às 19:00 nós já estava podre da silva. Imagine só como não deve ser no norte da Suécia (nós estamos no Centro Sul), aonde eles tem ainda menos luz e podem passar alguns dias do ano na escuridão total??? Que dó! Que dó!

Devido a esse breu que se instala por aqui, os médicos e especialistas recomendam que as pessoas, tomem vitamina D, para repor essa defasagem de nutrientes que são adquiridos naturalmente com a luz do sol.  Essa vitamina eh recomendada para pessoas que tem pouca exposição ao sol e tem tido sintomas como fadiga,desanimo, cansaço e depressão. Depressão... esse babado é meio tenso por aqui. Reza a lenda que a taxa de suicídios aqui cresce durante o 
período de escuridão. Seria isso lenda urbana??  Sei não... 

Claro que nunca tomei essas vitaminas! Se eu não consigo lembrar de tomar meu polivitaminico que, tecnicamente eu deveria tomar todos os dias por todo o resto da minha existência, imagina lembrar de tomar vitamina D!

Mas tirando o cansaço chatinho dos primeiros dias... Curto a escuridão.. Acendo velas.. canto e danço pra espantar a uruca e decididamente descobri que durmo muto melhor do que no período de claridade (ahhhhhh o verão e seu caso de amor com minha insônia).

A escuridão, no começo realmente assusta, mas hoje posso dizer que PERDI O MEU MEDO DO ESCURO!

Estocolmo as 8 da manhã no período da escuridão

Estocolmo as 15:45 no período da escuridão

Um comentário: